sábado, abril 11, 2015

Integração de Google Mobile Ads SDK

Pequeno guia para entender o processo de integração do Google mobile Ads SDK.

O Google Mobile Ads SDK, é utilizado para mostrar um simples banner publicitário em qualquer aplicativo desenvolvido para Android.

Aqui está explicado o processo utilizando o IDE Android Studio, no entanto os mesmos passos podem ser utilizados em diferentes plataformas.

Deveremos em primeiro SDK Manager e efetuar o download do repositório Google (ou update). O principal cmponente que estamos interessados é o Play-services que contem os recursos e o código compilado java para o Google Play services SDK que inclui o Google Mobile Ads SDK.



Configuração Gradle.

Gradle é um sistema de build open source que incorpora um número de características interessantes para developers.

Para continuar, deveremos modificar o ficheiro build.gradle,

...

dependencies {
        compile fileTree(dir: 'libs', include: ['*.jar'])
        compile 'com.android.support:appcompat-v7:21.0.0'
        compile 'com.google.android.gms:play-services:7.0.0'
    }
...

Modificar o ficheiro Manifest

Qualquer aplicação Android usa um ficheiro chamado de Manifest que informa o sistema Android acerca dele próprio. A informação encontrada neste ficheiro diz respeito a questões de permissões necessárias pela aplicação, as atividades que contem, etc.
xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
 xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
    package="com.google.android.gms.example.bannerexample" >

    
     android:name="android.permission.INTERNET"/>
     android:name="android.permission.ACCESS_NETWORK_STATE"/>

    
        android:allowBackup="true"
        android:icon="@drawable/ic_launcher"
        android:label="@string/app_name"
        android:theme="@style/AppTheme" >
        
         android:name="com.google.android.gms.version"
        android:value="@integer/google_play_services_version" />
        
            android:name=".MainActivity"
            android:label="@string/app_name" >
            
                 android:name="android.intent.action.MAIN" />

                 android:name="android.intent.category.LAUNCHER" />
            

       

       

       
android:name="com.google.android.gms.ads.AdActivity"
           
android:configChanges="keyboard|keyboardHidden|orientation|screenLayout|uiMode|screenSize|smallestScreenSize"
           
android:theme="@android:style/Theme.Translucent" />

   


Definir um App Id

Um App id é um identificador unico. Para duas atividades com dois banners, será necessário definir um App Id diferente para cada um deles.

Deveremos incluir uma view da seguinte forma:

 
        android:id="@+id/adView"
        android:layout_width="wrap_content"
        android:layout_height="wrap_content"
        android:layout_centerHorizontal="true"
        android:layout_alignParentBottom="true"
        ads:adSize="BANNER"
        ads:adUnitId="@string/banner_ad_unit_id">
    
Na activity, chamamos o ad da seguinte forma:

package ...
import ...
import ...
import com.google.android.gms.ads.AdRequest;
import com.google.android.gms.ads.AdView;
public class MainActivity extends ActionBarActivity {

    ...

    protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
        super.onCreate(savedInstanceState);
        setContentView(R.layout.activity_main);

        AdView mAdView = (AdView) findViewById(R.id.adView);
        AdRequest adRequest = new AdRequest.Builder().build();
        mAdView.loadAd(adRequest);
    }

    ...
}
Seguir o seguinte link para mais informação:
https://developers.google.com/mobile-ads-sdk/docs/admob/android/quick-start
https://developers.google.com/mobile-ads-sdk/docs/admob/android/banner?hl=pt#play

Sem comentários: