quinta-feira, junho 15, 2006

Replicação Transacional - SqlServer 2000

Hoje tenho de preparar uma replicação entre dois servidores de uma base de dados. Este cliente gere muita informação diáriamente e a aplicação de gestão que usam deve ser separada entre departamentos. No fundo pretende-se um género de Load Balance. Temos as caixas do supermercado e a área administrativa.
Neste momento, sempre que pretendem fazer uma análise de facturação ou outra do género, as caixas sofrem com a perda de perfomance. Sugeri uma replicação de base de dados, visto terem até dois servidores.
A replicação consiste na criação de réplicas de tabelas, seguindo o modelo publish-subscribe. Um publisher é um servidor de dados replicados. Um subscriber replica dados publicados pelos publishers. Entre eles há um distribuidor, que é responsável por obter os dados nos publishers e entregá-los aos subscribers. Aquela que vou usar é a transacional replication. Transacional: Um instantâneo inicial dos dados é enviado aos subscribers, e quando modificações de dados são feitas no publisher, as transações são propagadas para os subscribers. Este tipo de replicação garante as propriedades ACID (Atomicidade, consistência, isolamento, durabilidade). O tamanho da base de dados deste clientes excede já os 45 Gb (em ano e meio de actividade).
Bom, mais logo escrevo aqui as conclusões.

Sem comentários: